segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Clareamento dental



Clareamento dental: dê adeus ao sorriso amarelo

Meus dentes podem ser clareados?
Sim, a maioria das pessoas podem ter os dentes clareados, desde que eles sejam preferencialmente íntegros e sem muitas restaurações. Recomenda-se evitar o clareamento em gestantes ou mulheres em período de amamentação. 
Como funciona o clareamento dental?
Liberadores de oxigênio penetram no dente, fazendo com que o oxigênio “quebre” as moléculas dos pigmentos causadores das manchas. 
Como posso clarear meus dentes?
Os dentes são clareados através de géis ou pastas oxidantes de duas maneiras seguras e eficazes:
1)- No consultório odontológico, onde o dentista protege a gengiva e aplica um agente oxidante forte, o qual é ativado normalmente pela luz laser ou Led´s. Feito em 2 ou 3 sessões de 40 minutos aproximadamente.
2)- Em casa (doméstico), onde o paciente, sob orientação do dentista, leva uma moldeira individualizada (feita especialmente pare ele) e um gel oxidante mais fraco, para usar diariamente em casa. Feito normalmente durante 2 semanas.
É sempre importante ressaltar que o resultado é subjetivo. Cada paciente responde ao tratamento de forma diferente. Não é possível prever ou afirmar quantos tons o dente vai clarear. Depende da resposta biológica de cada pessoa.
Qual técnica é mais recomendada?
Varia de caso para caso e somente o dentista é capaz de indicar se é melhor o clareamento caseiro, o de consultório ou a associação de ambos (técnica chamada de Deep Bleaching, para casos de manchas mais severas).
Estes produtos provocam danos à gengiva?
Não, desde que o paciente faça o seu uso sob supervisão do dentista e não use produtos vendidos pela TV ou supermercados (sem prescrição médica), pois os mesmos contêm moldeiras pré-fabricadas que podem extravasar o gel para a boca, podendo causar irritação gengival e erosão do esmalte dental. Somente o dentista poderá fazer uma moldeira individualizada que proteja a gengiva do gel clareador e orientar o uso de concentrações adequadas de gel para cada caso.
O dente fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada.
Se eu tenho sensibilidade dental, o clareamento pode exacerbar esta sensibilidade?
Sim. Entretanto, esta exacerbação de sensibilidade é passageira (somente durante o clareamento) e pode ser reduzida através do uso de bochechos de flúor, aplicações terapêuticas de luz laser e uso de antiinflamatórios quando necessário.
O clareamento altera a coloração das restaurações já existentes?
Não. Logo, o paciente deve estar ciente que talvez necessite trocar ou retocar as restaurações antigas, pois como as mesmas não sofrem ação do clareador, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.
O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim, por isso é necessária uma manutenção, a cada 2 ou 3 anos (dependendo de paciente para paciente).
  
Saiba como perder o sorriso amarelo! Consulte-nos!
Lenharo Odontologia Especializada
(11)2597.6047 / (11)3848.3990