Que em 2013 nós acordemos pensando no que temos a fazer antes que termine o ano. É nossa função escolher o tipo de ano que iremos ter. Podemos reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Podemos reclamar sobre nossa saúde ou dar graças por estarmos vivos. Podemos reclamar por termos que ir trabalhar ou agradecermos por termos trabalho. Se as coisas não saíram como planejamos, podemos ficar felizes por ter este ano para recomeçar!! 2013 está na nossa frente esperando para ser o que nós quisermos. E aqui estamos nós, os escultores que podem dar forma. Tudo depende só de nós mesmos!!
Que 2013 seja um ano de muita prosperidade e sorrisos!!
São os votos de
Dra Carol Lenharo e equipe
Rua Afonso Braz, 579 conj 92
Vila Nova Conceição / SP - SP
tel: (11) 3848.4990 / 2597.6047
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
terça-feira, 7 de agosto de 2012
ORTODONTIA (aparelho dentário) - harmonize seu sorriso!!
Quando deve ser a primeira consulta ao ortodontista?
Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao Ortodontista, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes (entre 05 e 08 anos de idade). Em muitos pacientes, o tratamento preventivo alcança resultados que são inatingíveis uma vez que a face e as arcadas tenham terminado seu crescimento.
Adultos também podem usar aparelhos ortodônticos?
Sim, os pacientes que possuem desajustes na posição dos dentes ou no tamanho dos ossos da face, com conseqüente desarmonia muscular, devem ser submetidos ao tratamento ortodôntico, mesmo quando em idade adulta. Devemos lembrar que ano a ano cresce a expectativa de vida do brasileiro e, visto que todos esses problemas são agravados com o aumento da idade, devemos corrigi-los o quanto antes, para garantir uma velhice saudável aos nossos pacientes.
Por que o tratamento ortodôntico é importante?
O objetivo do ortodontista é alcançar para os pacientes um sorriso bonito e funcional. Dentes apinhados e tortos são difíceis de limpar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam, não apenas cáries dentais, mas eventualmente doenças periodontais e perda dentária. A maloclusão pode resultar em danos às estruturas de suporte dental (gengiva e osso), dores ou ruídos na articulação e até mesmo na perda de dentes. A importância de um sorriso atraente não deve ser subestimado. Uma aparência agradável é um atributo vital para a autoconfiança de um indivíduo. A auto-estima de uma pessoa frequentemente melhora na medida em que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia.
O que é necessário para uma avaliação ortodôntica?
Para saber o tipo de tratamento mais indicado, é necessário o exame clínico (feito pelo ortodontista), exames radiográficos e documentação ortodôntica (fotografias, moldagens e traçados dos arcos dentais e da face, que revelam o tipo facial, a posição dos dentes, o crescimento ósseo e outros elementos).
O que são aparelhos ortopédicos funcionais?
Os aparelhos ortopédicos funcionais removíveis são usados em crianças e adolescentes como melhor opção para a correção do posicionamento dos maxilares e dos dentes. São também eficazes na fisioterapia oral posicionando de modo adequado a língua, lábio e bochechas, melhorando o quadro clínico de pacientes respiradores bucais.
Qual a importância da ortodontia em crianças e adolescentes?
Crianças com alterações na mordida (como por exemplo mordida cruzada), podem ter o crescimento facial comprometido, fazendo com que este seja desproporcional entre o lado esquerdo e direito da face. Com o uso da ortopedia funcional, pode-se prevenir e/ou corrigir tais alterações. Em casos onde existe uma desproporção entre maxila e mandíbula, causada por fatores genéticos, pode-se com o tratamento ortopédico melhorar as condições ósseas-faciais e deixa-las muito próximas ao ideal.
Qual a diferença de resultado do tratamento ortodôntico em adultos e em jovens/crianças?
Nos adultos, as correções são menos abrangentes que nos jovens, já que nestes contamos com o crescimento dos ossos e a adaptação dos músculos da face. Além disso, nas crianças, os dentes permanentes ainda estão nascendo, e assim podemos direcioná-los mais facilmente aos seus lugares definitivos.
Quais são as principais características do tratamento no adulto?
O aumento da idade acarreta maior dificuldade de reparação dos tecidos. Essa distinção do metabolismo nas várias faixas etárias também deve ser observada na movimentação dental, realizando-se, no adulto, um tratamento mais lento e mais cuidadoso. Isso, hoje em dia, é possível graças aos recentes avanços da Ortodontia, que emprega fios compostos por titânio e molibdênio, para produzir movimentos suaves e indolores.
Qual é o tipo de aparelho mais indicado para os adultos, o fixo ou o removível?
Os aparelhos removíveis têm sua maior indicação para os jovens e crianças, uma vez que agem principalmente no reposicionanmento dos ossos e na harmonização da função muscular. Contudo, nos adultos, é necessário um dispositivo que promova o ajuste preciso da posição dos dentes, e, nesse caso, os aparelhos fixos são os mais indicados, por serem mais eficientes e seguros neste tipo de movimentação.
Quais os tipos de aparelho fixo?
Hoje em dia temos uma gama enorme de opção. Os mais utilizados atualmente são os aparelhos fixos metálicos e os cerâmicos (porcelana e safira, ambos por fatores estéticos). Do ponto de vista mecânico, as peças cerâmicas que possuem uma canaleta metálica no centro são as mais indicadas, pois diminuem o atrito do fio com o aparelho, reduzindo a duração do tratamento. Há atualmente, para casos específicos, e com um custo mais elevado, outros tipos de aparelho, como o invisalign e o aparelho lingual.
**Nossa clinica trabalha com todos os tipos de aparelho disponíveis no mercado
Cuide da sua saúde!!
Agende sua avaliação ortodôntica!!
Abraços,
Dra Carol Lenharo e equipe
Lenharo Odontologia Especializada
(11) 2597.6047 / (11) 3848.3990
Rua Afonso Braz, 579 conj 92
Vila Nova Conceição
Assinar:
Postagens (Atom)